Os Aromas do Vinho.

Matéria do mês de setembro da Revista dos Vegetarianos.

Os Aromas do Vinho

Alguns assuntos são bastante intrigantes para quem bebe vinho, um deles é: quais são os aromas do vinho? Afinal, de onde vem tanta complexidade em uma só taça?

Cada variedade de uvas, assim como todas as frutas, tem seu aroma próprio. Quando tomamos somente o suco da fruta não conseguimos perceber tanta complexidade de aromas, percebemos apenas se há aromas mais ou menos “doces” dependendo de sua safra ou qualidade. Então o que acontece para que esses aromas se modifiquem tanto quando transformados em vinho?

Nossa resposta está no processo de fermentação, na transformação dos açúcares da fruta em álcool.

Os aromas são compostos voláteis (substâncias químicas) que se desprendem do líquido e são detectados por nosso olfato. Alguns desses compostos presentes no vinho lembram produtos naturais como frutas, flores e ervas. Isso não significa que esses produtos naturais tenham sido adicionados ao vinho ou que haja uma plantação deles próximo ao vinhedo (esse é só mais um dos muitos mitos do vinho).

Em se tratando de vinho podemos considerar 3 categorias de aromas:

Os Primários que vem da própria uva, como dito anteriormente, onde cada variedade tem uma característica aromática própria, e aqui podemos identificar alguns aromas como flor, pimentão, erva e mineral. Os secundários são aromas desenvolvidos através do processo de vinificação – fermentação e passagem por barricas de carvalho. Aqui encontramos aromas que lembram manteiga, pão tostado e se houve passagem por barrica, baunilha, coco, caramelo. Os terciários são os aromas que o vinho desenvolve ao longo do tempo, quando fica muitos anos envelhecendo, e aqui podemos encontrar aromas mais ‘fechados” como trufas, tabaco ou  frutas passadas.

Existem também os aromas que nos alertam para a falta de qualidade e sanidade do vinho, os aromas avinagrados, os aromas de oxidação – cheiros de frutas passadas e o bouchonné  – o famoso cheiro de rolha no vinho que lembra cachorro molhado, mofo.

O clima do local de produção da uva para o vinho também tem grande influência nas suas possibilidades aromáticas.  Quanto produzido em regiões mais frias encontramos aromas mais frescos e quando em regiões quentes encontramos aromas que lembram frutas cozidas, flores secas…

Lendo as descrições desses estilos de aromas temos a impressão que, detecta-los na taça parece muito fácil, por serem aromas presentes em nosso cotidiano. Porém, quando nos deparamos com uma taça de vinho, seja ele qual for, percebemos que as palavras fogem e muitas vezes essa falta de vocabulário transforma aromas em um assunto complexo.

Vamos lá, quando você vai ao mercado raramente olha para a fruta – por exemplo, uma banana – e fala: cheiro de banana. Ao dizer o nome para o cheiro da fruta definimos um “aroma familiar” assim como, desde pequenos, temos nossos olhos treinados para definir ràpidamente uma cor ou forma. Por isso nosso nariz e nossa memória são as chaves para facilitar a vida de um degustador.

Ao começarmos a “catalogar” esses aromas familiares, ràpidamente um nome virá em nossa cabeça quando nosso nariz for de encontro a uma taça de vinho.

Tudo é uma questão de treino, desfrute a infinidade de aromas do seu “dia a dia” e surpreenda-se com as belezas dentro de uma taça!

Dicas de Vinhos

Adobe Reserva 2015 – Emiliana

Vinho Branco – Orgânico/Vegano – Uva Gewurztraminer – Valle Rapel, Chile

Elaborado com uma das mais aromáticas uvas. No nariz tem lichia, jasmim e rosa branca, em boca bastante fresco, com boa fruta, lichia bem presente e média persistência.

Onde Comprar: Mambo Supermercado http://www.mambo.com.br (11) 23888238

R$ 60,00

Menguante 2015  – Viñedos y Bodegas Pablo

Vinho tinto – Biodinâmico – Uva Garnacha – Cariñena, Espanha

Aromas de frutas pretas compotadas, flores secas e tabaco. Em boca tem acidez presente, muito tanino fino e boa fruta com persistência.

Onde Comprar: Toque de Vinho – http://www.toquedevinho.com.br – (11)30832669

R$ 66,00

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: