Harmonização Vinhos e Queijos Vegetais

Artido do mês de Maio da Revista Vegetarianos

Vinhos e queijos vegetais.

Queijos e Vinhos… Alimentos tão complexos e com tantos estilos diferentes que apresentam quase sempre harmonizações perfeitas, os queijos vegetais não ficam atrás dos queijos comuns, eles combinam e muito com vinhos!

Os queridinhos que agradam do início ao fim das refeições conversam bem entre si e com os demais pratos de um cardápio… Agradam os amigos e quase nunca fazem feio nas mesas.

É só jogar em uma pesquisa na internet que diversas regrinhas e harmonizações clássicas com queijos comuns a base de leite animal aparecem como gorgonzola com vinhos de sobremesa e parmesão com vinhos frutados. Mas e os queijos vegetais, será que podemos aplicar as mesmas regras? Calma, primeiro precisamos entender as estruturas do queijos, assim como em qualquer harmonização.

Queijo vegetal é aquele que não usa nada animal em sua composição, pode ser elaborado com oleaginosas (amêndoa, castanha de caju, castanha do Pará), com grãos (soja) e até com tubérculos (mandioquinha).  Seu processo de produção não é tão diferente dos do queijo comum, temos a extração do “leite”, fermentação e a maturação ou envelhecimento para alcançar diversas texturas e sabores.

Geralmente tem sabores mais delicados, com acidez mais acentuada, tem menos sal e alguns uma leve doçura. Os queijos mais comuns nas gondolas dos mercados são os a base de soja ou de oleaginosas.

Os de soja como tofú tem textura fofa e sabor muito delicado, ideal para temperar e elaborar pastas, mesmo assim ainda mantem-se muito delicado para isso buscamos vinhos delicados que não “matem” seu sabor como um vinho branco a base de Sauvignon Blanc, Riesling (os da Alemanha em particular) e tintos como Pinot Noir (de clima frio são certeiros).

Já os a base de oleaginosas (na minha opnião os mais interessantes) tem bastante gordura em sua composição e um final levemente adocicado mesmo com maturações maiores. Eles já pedem vinhos com mais estrutura para romper a barreira impermeável que a gordura faz em nossa boca. Assim como os queijos animais, os vegetais tem diversos tipos, e cada um sua particularidade.

Pensar em um queijo cremoso como o tipo chèvre que tem textura cremosa, pouco sal e sabor adocicado das castanhas e é bastante gorduroso nos leva a um branco mais encorpado como um Chardonnay de clima quente, ou um rosé com mais fruta e taninos. Já o tipo mussarela tem textura mais firme, mais sal e gordura menos perceptível, já podemos pensar em vinhos brancos mais leves e tintos não tão encorpados como a base de carmernère para não roubar a delicadeza do queijo e agregar sabor. O tipo prato pode ser pensado como a mussarela, porém ele tem mais sabor, e mais sal que casa bem com vinhos com fruta mais presente, um rosé ou tintos feitos com merlot ou os tintos portugueses da região do Alentejo.  O Provolone já tem textura mais seca e firme, com notas defumadas, um vinho branco com passagem por barrica de carvalho valoroza os defumados e os tintos com notas de especiarias também como Cabernet Sauvignon e carmernere. Por fim o tipo parmesão que não pode faltar nas tabuas de queijos, ele apesar da gordura tem textura mais seca e mais sal, aqui sem dúvidas um tinto mais encorpado e com fruta como Malbec e syrah vão bem.

Uma tábua de queijos mesmo vegetal não tem segredo, harmonizada com pessoas queridas fica perfeito.

As variedades de queijos citados são da NoMoo e estão presentes em diversos mercados.

Dicas de Vinhos

Adobe Reserva Rosé  – Chile (Vale do Rapel) – Uvas Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot – Orgânico – Vegano

Aromas de frutas vermelhas frescas, levemente floral e defumado, em boca muito boa acidez, frutado com média persistência, muito delicado. Ideal para queijos pastosos e delicados como tofú e tipo chèvre.

Onde comprar: La Pastina www.lapastina.com –  0800-7218881

R$ 55,00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: