Na temperatura certa.

Matéria do mês de junho da Revista dos Vegetarianos.

Temperatura ideal para o vinho.

O mundo do vinho é cheio de regras e de exceções também. Quando se trata de temperatura do serviço do vinho não é diferente.

Falar de temperatura é até fácil… Geralmente pensamos em vinho branco, rosé e espumantes bem gelados e os tintos levemente resfriados, até ai tudo bem.  Mas e se você for harmonizar com uma comida bem quente? Ou o local onde você mora tem temperaturas elevadas? Ai nossas exceções entram em vigor, e mais uma vez percebemos que o mundo do vinho é feito de “feeling”. Claro que ter uma base é sempre necessário para aperfeiçoar nossos sentidos e então adaptar as condições do momento.

Podemos facilmente encontrar descritivos com regrinhas básicas de temperatura de serviço de vinhos em livros e sites. Na maioria recomenda-se consumir:  vinhos espumantes entre 5°-7°C; os vinhos brancos entre 7° – 13°C; os vinhos rosés entre 7° – 13°C; vinhos tintos leves entre 13° – 16°C e vinhos tintos encorpados entre 16° – 20°C. (fonte: winefolly.com)

Devemos tomar cuidado com deixar o vinho muito gelado ou em temperatura ambiente (principalmente nos dias quentes). Se o vinho ficar muito gelado provavelmente você não sentirá os aromas e sua acidez e sabores ficarão fechados. Se o vinho estiver “quente” com temperatura acima de 20°C o álcool ficará muito evidente e os aromas também ficam comprometidos.

Adegas climatizadas são de grande ajuda, pois estabilizam a temperatura dos vinhos, se você for bastante aplicado ter um termômetro facilita, mas o feeling é a melhor base, não tem grandes segredos, geladeira e balde de gelo são os grandes aliados para manter a temperatura.

As exceções de temperatura entram, por exemplo, em casos de harmonização. Um vinho muito gelado para a comida quente pode estragar sua experiência, recomendo se for tomar um vinho branco ou rosé que retire uns 10 minutos antes da geladeira e deixe perder um pouco de temperatura para que chegue entre 13° – 15°C. Se for harmonizar com vinho tinto resfrie por uns 10 minutos ou coloque em um balde com umas quatro pedrinhas de gelo para que chegue a uma temperatura de mais ou menos 18°C.

Outra questão importante a ser observada é o local de armazenagem das garrafas. Elas não podem sofrer mudanças bruscas de temperatura, pois suas rolhas expandem e contraem fazendo com que o vinho possa ser atingido pelo oxigênio e então começar um processo de oxidação comprometendo a qualidade. Evite guardar garrafas na cozinha ou na porta da geladeira que são locais que sofrem grandes mudanças de temperatura.

Aproveite essas dicas, teste seu feeling e voilà!

Dicas de Vinho

Via Revolucionária 2016 – Argentina (Gualtallary – Tupungato) – Uva Sauvignon Blanc – Vinho Laranja – Biodinâmico

Vinho fresco com aromas de ervas frescas e especiarias, na boca erva presente, tomilho, untuoso com boa persistência. Recomendo servir fresco por volta de 13°C.

Onde comprar: Vinho Mix – www.vinhomix.com.br – sem telefone

R$ 144,00

Le Loup dans la Bergerie 2017 – França (Languedoc – Pic Saint-Loup) – Uvas Merlot, Grenache, Syrah – Vinho tinto – Produção sem nenhuma adição de químicos.

Vinho com aromas delicados, fresco, com bastante fruta vermelha e violetas, em boca boa fruta, morangos frescos, taninos finos, média persistência e boa acidez. Recomendo servir por volta dos 15°C.

Onde comprar: De la Croix – www.delacroixvinhos.com.br – (11) 3034 – 6214

R$ 69,00

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: